Numa sociedade em constante mudança, mas nem por isso menos exigente, ser mulher nem sempre é tarefa fácil isto porque as variações hormonais que ocorrem ao longo mês levam a que muitas mulheres vejam o seu humor, energia, memória e apetite afetados e o resultado é um espiral de emoções que nem sempre são fáceis de gerir.
Hoje damos 4 dicas que acreditamos que poderão contribuir para que o turbilhão causado pelas variações hormonais seja atenuado e para que os dias sejam vividos de forma mais equilibrada. Vamos começar?
- Cuide da sua alimentação
Já Hipócrates dizia que somos o que comemos e a verdade é que esta frase continua a fazer sentido. Fonte de vitaminas e de minerais e de uma série de outros elementos, é aos alimentos que devemos ir buscar os nutrientes que necessitamos para que o organismo funcione de forma equilibrada. Acontece que o dia a dia agitado nem sempre é favorável à realização das melhores escolhas alimentares o que pode resultar, a médio-longo prazo em carências que afetam o nosso bem-estar.
- Pratique exercício físico
Essencial ao corpo e à mente a prática de exercício físico traz inúmeros benefícios para o bem-estar e as vantagens vão muito além das questões estéticas. Sabia, por exemplo, que a prática de exercício físico parece contribuir para a libertação de endorfinas, um tipo de substância produzidas pelo nosso organismo com o objetivo de aliviar a dor e contribuir para o bem-estar?
- Cuide da sua saúde mental
Os transtornos da mente não parecem atingir todas as pessoas de forma igual. Segundo alguns estudos as mulheres estão mais propensas a estados depressivos do que os homens por isso meditar, praticar exercício físico e tirar um tempo para si pode ser fundamental para conseguir manter o equilíbrio no seu dia a dia.
- Suplemente-se
Por muito que tentemos adotar hábitos alimentares saudáveis a verdade é que nem sempre conseguimos obter os nutrientes que são essenciais ao nosso bem-estar apenas através da alimentação. Nestes casos, suplementar com um multivitamínico e mineral pode ser uma boa opção. Porquê?
São normalmente compostos por um conjunto de vitaminas e de minerais que visam essencialmente contribuir para o nosso bem-estar físico e mental. Quais? Deixamos aqui alguns exemplos:
Magnésio – Além de contribuir para a redução do cansaço e da fadiga, este mineral também contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso, para uma normal função psicológica, para o normal funcionamento muscular e para a manutenção de ossos e dentes normais.
Zinco – Contribui para uma normal função cognitiva e para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis, contudo, os seus benefícios não se ficam por aqui. O Zinco também contribui para a manutenção de um cabelo, pele e unhas normais, para o normal funcionamento do sistema imunitário e para a manutenção de uma visão normal.
Cálcio – Contribui para uma neurotransmissão normal, para o normal funcionamento muscular, para a manutenção de ossos e dentes normais e para o normal metabolismo produtor de energia.
Ferro – Além de contribuir para o transporte normal do oxigénio no organismo e para a formação normal de glóbulos vermelhos e de hemoglobina, o ferro também contribui para uma normal função cognitiva, para a redução do cansaço e da fadiga e para o normal funcionamento do sistema imunitário.
Iodo – Essencial para a produção normal de hormonas tiroideias e para o normal funcionamento da tiroide, o iodo contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso, para uma normal função cognitiva e para o normal metabolismo produtor de energia.
Vitamina D – Contribui para a manutenção de níveis normais de cálcio no sangue bem como para o normal funcionamento muscular e do sistema imunitário.
Vitamina B6 – Além de contribuir para a regulação da atividade hormonal, também contribui para a formação normal de glóbulos vermelhos, para o normal funcionamento do sistema imunitário, para uma normal função psicológica e para o normal funcionamento do sistema nervoso.
Newfood, cuide de si, ligue-se a nós!