A Páscoa é, para muitos, uma época carregada de tradição e doces.
Chocolates, amêndoas cobertas por açúcar e um sem número de coberturas, folares e uma série de outras iguarias docinhas não podem faltar e apesar de todas as desculpas serem válidas na hora de comer doces, a verdade é que sabemos que este nem sempre é um hábito saudável.
Todos nós sabemos o quão difícil é dizer não a um doce. Agradáveis ao paladar e reconfortantes da alma, os doces funcionam muitas vezes como verdadeiros calmantes emocionais. Contudo, não há bela sem senão e excesso de peso e diabetes são apenas duas das consequências mais diretas do consumo excessivo de doces.
E agora? O que fazer para que possamos passar por esta época de forma mais equilibrada e tranquila?
O segredo pode estar nas especiarias!
Sabia que do Oriente nos chegam duas especiarias com características promissoras no que diz respeito â regulação dos níveis de açúcar no sangue? Curcuma e Canela, são duas especiarias a incluir nestes dias mais doces, mas não são as únicas a fazer diferença na hora de ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Vamos ver que ingredientes podemos e devemos incluir nestes dias mais convidativos ao doce?
- CURCUMA (“Turmeric”)
Utilizada ao longo dos tempos como corante e condimento de uma série de iguarias, a curcuma tem, nos últimos anos, ganho um lugar de destaque na área dos suplementos alimentares.
A curcumina, o seu principal componente ativo, é um curcuminoide com aparentes características preventivas que lhe permitem contribuir para a diminuição dos níveis de glicose no sangue e não só. Alguns cientistas acreditam que a curcuma pode ter propriedades que ajudam a reduzir a inflamação e o stress oxidativo, dois fatores fundamentais para uma vida que queremos saudável.
- CANELA
A canela é uma das especiarias mais antigas do mundo. Nativa do Sri Lanka, onde foi descoberta há milhares de anos é, à semelhança da curcuma, frequentemente utilizada na alimentação devido ao seu aroma e sabor marcantes. Alguns estudos têm-lhe atribuído características bloqueadoras da absorção de glicose no intestino e com isso, propriedades promissoras no controlo dos níveis de glicémia no sangue.
- SPIRULINA e CLORELA
Nos últimos anos, são muitos os artigos que podemos encontrar na internet, dando-nos conta dos seus múltiplos benefícios para a saúde.
De elevado valor nutricional, estas duas microalgas, parecem contribuir, entre outras coisas, para o controlo dos níveis de colesterol e de glucose no sangue. Alguns estudos sugerem que os antioxidantes presentes nas microalgas aumentam a captação de glicose pelo fígado e músculos, melhorando a sensibilidade à insulina e controlo da glicémia.
- FIBRAS
As fibras solúveis, presentes maioritariamente nas frutas, nos legumes e nas leguminosas são fundamentais para o controlo da glicémia e da gordura no sangue. Psílio e glucomanano são dois exemplos de fibras com estas características. Tão importante quanto incluir estes ingredientes no seu dia a dia é adotar hábitos de vida mais saudáveis. Não se esqueça de beber água e de fazer exercício. Se não gostar de nenhum destes ingredientes, ou não souber como incluí-los no seu dia a dia, pode optar sempre pela suplementação.