Importância das Fibras nesta época de festa
Com um grande poder de saciedade, os alimentos não servem apenas para matar-nos a fome. São uma grande fonte de nutrientes vitais ao correto funcionamento do nosso organismo e como tal, é fundamental termos uma atenção especial na hora de escolhermos o que levamos à boca.
O dia a dia agitado, e as épocas mais festivas, nem sempre nos permitem adotar bons hábitos alimentares, contudo, se queremos uma vida com qualidade é fundamental darmos atenção ao que colocamos no prato. Evite o consumo de alimentos muito processados e industrializados e dê preferência a alimentos na sua forma mais integral, com um bom teor de fibra.
Qual a importância das fibras no nosso dia a dia?
Além de parecerem contribuir para uma maior sensação de saciedade, ajudando nos processos de emagrecimento por retardamento da sensação de fome, as fibras também parecem contribuir para o controlo dos níveis de açúcar e de gorduras no sangue. Mas os seus efeitos benéficos não se ficam por aqui! Há muito que se lhe são atribuídas características muito interessantes no que diz respeito ao funcionamento intestinal. Sabe-se que o consumo de determinados tipos de fibra contribui para o aumento do bolo fecal e consequentemente, para uma aceleração do trânsito intestinal.
Presentes, essencialmente, em alimentos de origem vegetal (verduras, grãos, frutas e legumes), as fibras são substâncias que o nosso organismo não tem a capacidade de digerir nem de absorver a nível intestinal. Algumas passam, mesmo, por um processo de fermentação a nível intestinal que dando origem a elementos que servem de alimento para as boas bactérias que compõem a nossa flora intestinal.
Classificação das Fibras
As fibras são normalmente classificadas de acordo com a sua solubilidade.
Fibras insolúveis não se dissolvem na água. São normalmente encontradas nos cereais integrais, nas cenouras, na couve e na casca de alguns frutos (ex: maçã). Contribuem para o aumento do bolo fecal e consequentemente para um melhor funcionamento intestinal.
As fibras solúveis, por seu turno, podem ser encontradas na aveia, nos feijões, nas ervilhas e nas frutas cítricas. Psílio e glucomanano são também dois tipos de fibras solúveis com características que as tornam interessantes. Formam uma espécie de gel quando em contacto com a água, contribuindo para uma maior sensação de saciedade. Têm também um papel muito positivo sobre a mucosa e a microbiota intestinal, servindo de alimento para as boas bactérias que lá vivem e que têm uma função muito importante na proteção do nosso organismo contra possíveis agentes patogénicos.
Os benefícios do consumo adequado de fibras vão muito além de regular o trânsito intestinal e auxiliar em processos de perda de peso. Contudo, estamos numa época festiva que convida a alguns excessos alimentares e uma forma de evitá-los, ou minimizá-los, é incluir fibras na sua alimentação. Pode fazê-lo através do consumo de alimentos que sejam fontes naturais deste tipo de substâncias ou recorrer à toma de um suplemento alimentar que contenha um bom teor de fibras.
Atualmente, é possível encontrar no mercado dos suplementos alimentares, suplementos à base de fibras como o psílio e o glucomanano com o objetivo de contribuir para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue e, no âmbito de um regime alimentar de baixo valor energético, contribuir para a perda de peso.
Onde é que pode encontrar este tipo de suplementos?
Na Newfood, está claro!