Regressar ao trabalho após um período de descanso nem sempre é tarefa fácil.
A descontração e a falta de obrigações características das férias tornam difícil o regresso à rotina de trabalho. É daqueles que sentem a necessidade de uma ajuda extra para ter mais energia e encarar o regresso à vida ativa de forma mais positiva?
Hoje damos-lhe a conhecer 7 elementos que não devem faltar no seu dia a dia se o seu objetivo é manter as baterias carregadas.
MAGNÉSIO
O magnésio é o catião extracelular mais abundante em todo o corpo humano e o segundo mais abundante no meio intracelular, mesmo atrás do potássio. Com funções muito vastas e importantes para o correto funcionamento do organismo, o magnésio é essencial para a transferência, armazenamento e utilização da energia como regulador e catalisador de mais de 300 sistemas enzimáticos.
Naturalmente presente numa série de cereais, grãos, frutos secos, vegetais de cor verde e em algumas carnes e mariscos, devemos ter o cuidado de ingerir em média cerca de 375mg diários deste mineral fundamental ao normal metabolismo produtor de energia, contribuindo também para a redução do cansaço e da fadiga.
CÁLCIO
O cálcio é o alimento mineral mais abundante no nosso organismo. Presente no esqueleto e nos dentes, compõe cerca de 2% do peso corporal. Este é um mineral com múltiplas funções no nosso organismo, todas elas, fundamentais à nossa existência. Além de contribuir para a normal coagulação do sangue, para o processo de divisão e especialização celular e para uma neurotransmissão normal, o cálcio também contribui para o normal funcionamento das enzimas digestivas, para o normal funcionamento muscular, para a manutenção de ossos e dentes normais e para o normal metabolismo produtor de energia.
MANGANÊS
Encontrado principalmente em alimentos de origem vegetal, o manganês é um mineral importante para o metabolismo energético. Além do mais, também contribui para a manutenção de ossos normais e para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis.
IODO
O iodo é um elemento essencial para a produção das hormonas tiroideias, tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), e para o normal funcionamento da tiroide. Além do mais, também contribui para uma normal função cognitiva, para o normal funcionamento do sistema nervoso e para o normal metabolismo produtor de energia.
FERRO
O ferro é um mineral vital para a homeostase celular. Além de contribuir para um normal metabolismo produtor de energia, também contribui para a normal formação de glóbulos vermelhos e de hemoglobina, para o transporte normal de oxigénio no organismo, para o processo de divisão celular, para o normal funcionamento do sistema imunitário e para a redução do cansaço e da fadiga.
VITAMINAS DO COMPLEXO B
As vitaminas do complexo B desempenham funções essenciais ao nosso bem-estar. Além contribuírem para o normal funcionamento do sistema nervoso e para uma normal função psicológica, também contribuem para o normal metabolismo energético com redução do cansaço e da fadiga.
VITAMINA C
Amplamente reconhecida pelo seu contributo para o normal funcionamento do sistema imunitário, a vitamina C tem uma ação muito vasta no nosso organismo. Além de contribuir para a normal formação de colagénio no nosso organismo e para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis, também contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso, para uma normal função psicológica e para o normal metabolismo produtor de energia com redução do cansaço e da fadiga.
Cuide de si, ligue-se a nós!