A busca pelo elixir da juventude não é algo dos tempos modernos e numa sociedade cada vez mais preocupada com questões estéticas, damos-lhe dicas de bem-estar que visam contribuir para um mais envelhecimento natural.
O envelhecimento é um processo natural e inevitável que se faz acompanhar de alterações metabólicas e fisiológicas que, ao nível da pele, resultam na diminuição da espessura da derme e da epiderme, bem como da camada de gordura subjacente. Como consequência, a pele fica mais seca, sensível, com menos elasticidade, menos protegida contra os raios ultravioleta, com menor capacidade de regeneração e consequentemente com um aspeto menos jovem e saudável.
Mas haverá alguma forma de ajudarmos o nosso corpo, evitando que os sinais do envelhecimento se manifestem de forma muito marcada e precoce? Nós acreditamos que sim! De que forma?
Adotando pequenos hábitos, no seu dia a dia, que farão toda a diferença.
- Limpe cuidadosamente a pele
Procure utilizar loções de limpeza adequadas ao seu tipo de pele e que ajudem a remover impurezas, células mortas e a oleosidade em excesso.
- Utilize sempre um tónico após a higienização da pele
Os tónicos cutâneos refrescam, apaziguam e ajudam a limpar a pele de forma mais profunda.
- Dê ao seu organismo os nutrientes essenciais ao cuidado e bem-estar da pele:
Vitamina C
Muito utilizada nos meses de inverno por saber-se que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário, a vitamina C também não deve ser esquecida nos meses de mais calor. É que além de contribuir para o normal metabolismo produtor de energia e para o normal funcionamento do sistema nervoso, esta é uma vitamina que contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis que podem contribuir para um envelhecimento precoce e para a formação de colagénio para funcionamento normal da pele.
Vitamina A
Naturalmente presente em alimentos como a cenoura e a abóbora, a vitamina A é um nutriente com funções importantes no organismo. Além de contribuir para o normal funcionamento do sistema imunitário e para o normal metabolismo do ferro, esta vitamina também contribui para a manutenção de uma pele e mucosas normais.
Selénio e Zinco
Estes dois minerais não deverão faltar se o seu objetivo é contribuir para um cabelo, pele e unhas normais. A sua ação antioxidante contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis.
Colagénio
O colágeno é uma proteína fibrosa com um papel muito importante na resistência e elasticidade de uma série de tecidos do corpo (pele, gengivas, ossos, cartilagens, dentes e pele). São as propriedades únicas das fibras de colágeno que proporcionam integridade estrutural à pele.
A partir dos 25 anos observa-se uma redução progressiva da capacidade de produção de colágeno e aumento da sua degradação no organismo. Tal facto parece contribuir para o aparecimento de flacidez, rugas e linhas finas. A suplementação de colágeno pode ser uma alternativa nesses casos.
Cuide de si, ligue-se a nós!